Sobre o 62pts

TIPO DE MADEIRA QUE NÃO TOMA BANHO DE THINER, CUPIM COME.

Nós, o coletivo.

Somos um grupo de amigos que se uniram ao redor de uma paixão em comum por um ofício raro e em extinção: a tipografia. Os tipos de madeira e chumbo, as máquinas e tintas. Assim formamos o 62 pontos, um coletivo  de pesquisa e produção em artes gráficas, com ênfase em tipografia com tipos móveis e gravura, em outras palavras, amamos imprimir coisas.
Hoje o coletivo é formado por Ana Utsch, Claudio Rodrigues, Flávio Vignoli, Gabriel Nascimento, Luis Matuto, Olavo D’Aguiar e Vitor Paiva.
Letterpress GIF-downsized_large

Os Membros

Luis Matuto

Natural de Alfenas, Minas Gerais, é formado em Design Gráfico pela UEMG e frequentou o Atelier de Gravura da UFMG. Como gravador, participou de exposições nacionais e internacionais [EUA, Italia, Qatar, San Marino], tendo editado mais de 100 gravuras. De espírito curioso e inquieto, trabalha com gravura, pintura mural, ilustrações editoriais, tipografia e cerâmica.

Olavo D’Aguiar

Graduado em Design Gráfico pela Universidade FUMEC (2012) e pós -graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC – BH. Atualmente é focado em experimentações em colagem e  no ofício da tipografia.

Gabriel Nascimento

Designer gráfico residente em Belo Horizonte. Graduado em História (UFMG, 2012) e em Design Gráfico (FUMEC, 2015), desenvolve projetos na área de design editorial e produção experimental analógica.

Vitor  Paiva

Designer gráfico, teve seu trabalho de conclusão de curso publicado no livro The Making of Artistic Typefaces da editora chinesa SendPoints Publishing Co. Já colaborou com importantes empresas de design mineiras, aliando seu processo criativo com estratégias de design junto ao branding. Atualmente tem experimentado na escrita, fotografia e imersões no ofício da tipografia. 

Flávio Vignoli

Designer gráfico e de exposição, proprietário do Estúdio 43 – Artes e Projetos e da Tipografia do Zé. Áreas de interesse: livros artesanais, tipografia, artesanato tradicional e arte popular.

Ana Utsch

Cláudio Santos

Nascido em Araguari/MG, é formado em Comunicação Social pela PUC/MG. Mestre em Design e Inovação pela PPDG/ED-UEMG. Professor e Pesquisador no grupo do CNPq Design e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: tipografia, design gráfico, design audiovisual, design de interação, redes socias/educativas e museu expandido. Coordenador do TipoLab – Laboratório de Tipografia da Escola de Design. Diretor de criação da Voltz Design e do Núcleo Transmídia da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata-MG. Realizador de projetos artísticos de audiovisual, instalação e performance que conectam a tecnologia analógica com a digital, exibidos e premiados em festivais do Brasil e do exterior.